Marx De Volta? Na Comunicação?

Autores

  • Rafael Grohmann Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9716

Resumo

O artigo se propõe a pensar a atualidade do pensamento de Karl Marx e do materialismo histórico e como, a partir disso, podemos compreender problemas atuais do Campo da Comunicação. Com isso, propõe-se uma agenda a partir do paradigma materialista na comunicação, a partir de um olhar renovado para temas como classe social e trabalho, considerando as novas tecnologias e a midiatização, bem como suas implicações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rafael Grohmann, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor dos cursos de Jornalismo e Rádio e TV do Complexo Educacional FMU-FIAM-FAAM. Integrante do Centro de Pesquisas em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP), rafael-ng@uol.com.br

Referências

BAKHTIN, Mikhail/ VOLOCHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.

BECK, Ulrich. A Sociedade de Risco. São Paulo: Ed. 34, 1999.

BELL, Daniel. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Cultriz, 1973.

BERNARDO, Marcia Espanhol. Trabalho Duro, Discurso Flexível: uma análise das contradições do toyotismo a partir da vivência de trabalhadores. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O Novo Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza, 2010.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 1995.

DELEUZE, Gilles. Controle e Devir. Post-Scriptum sobre as Sociedades de Controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 213-230.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 1997.

______. Marx estava certo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

ENGELS, Friedrich. Dialecta da Natureza. Ed. Sociales, 1975

ENNE, Ana Lúcia. “E daí?”, “pronto, falei!”, “confesso”: artimanhas discursivas de qualificação e desqualificação do gosto e da distinção. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo (Comunicon) - 2011. Anais do Comunicon. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 2011, p. 1-14.

FAUSTO NETO, Antonio. As bordas da circulação. Alceu: revista de Comunicação, Cultura e Política, n. 20, v. 10, jan/jun 2010.

______. Zona em Construção: acesso e mobilidade da recepção na ambiência jornalística. In: XXI Encontro Encontro da Compós 2013 – Salvador/BA. Anais da Compós 2013, 2013.

FIGARO, Roseli. Relações de Comunicação no Mundo do Trabalho. São Paulo: Annablume, 2008.

FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011.

FREDERICO, Celso. O consumo nas visões de Marx. In: BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e Culturas do Consumo. São Paulo: Atlas, 2008a, p. 79-87

______. Marx na pós-modernidade. In: FREDERICO, Celso; TEIXEIRA, Francisco. Marx no Século XXI. São Paulo: Cortez, 2008b.

FREDERICO, Celso; TEIXEIRA, Francisco. Marx no Século XXI. São Paulo: Cortez, 2008.

FUCHS, Christian. Internet and Society: Social Theory in the Information Age. New York: Routledge, 2008.

______. Foundations of Critical Media and Information Studies. New York: Routledge, 2011.

______. The political economy of privacy on Facebook. Television and New Media. V. 2, n. 13, 2012a, p. 139-159

______. Towards Marxian Internet Studies. Triple C: Open Access Journal for a Global Sustainable Information Society. V. 10, n. 2, 2012b, p. 392-412.

______. Class and Exploitation on the Internet. In: SCHOLZ, Trebor (org.). Digital Labor: the internet as playground and factory. New York: Routledge, p. 211-224, 2013.

FUCHS, Christian; MOSCO, Vincent. Introduction: Marx is back – The importance of Marxist Theory and Research for Critical Communication Studies Today. Triple C: Open Access Journal for a Global Sustainable Information Society. V. 10, n. 2, 2012, p. 127-140.

FUCHS, Christian; SEVIGNANI, Sebastian. What is digital labour? What Is digital work? What’s their difference? And why do these questions matter for understanding social media. Triple C: Open Access Journal for a Global Sustainable Information Society. V. 11, n. 2, 2013, p. 237-293.

GARCIA DOS SANTOS, Laymert. Politizar as Novas Tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34, 2011.

GROHMANN, Rafael. O Outro Lado da Cultura da Convergência: precarização no trabalho dos jornalistas. Paper apresentado ao VII Congreso Internacional de la Unión Latina de Economia Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEPICC). Anais do Ulepicc 2013. Buenos Aires, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1990

______. Teoria de la acción comunicativa – Vol I. Madri: Taurus, 1999

HARVEY, David. Para entender o Capital. São Paulo, Boitempo, 2013

HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. In: Matrizes. São Paulo, Vol. 5, n. 2, p. 53-91, jan/jun 2012.

HOBSBAWM, Eric. Como Mudar o Mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

KOSNIK, Abigail de. Fandom as Free Labor. In: In: SCHOLZ, Trebor (org.). Digital Labor: the internet as playground and factory. New York: Routledge, 2013, p. 98-111.

KUENZER, Acácia. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 2002.

KÜKLICH, Julian. Precarious Playbour: modders and the digital games industry. Fibreculture Journal, v. 3, n. 5, 2005.

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política. In: ______. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973.

______. O 18 Brumário de Luis Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

McKERCHER, Catherine; MOSCO, Vincent. Introduction: theorizing knowledge labor and the information society. In: McKERCHER, Catherine; MOSCO, Vincent (org.). Knowledge Workers in the information society. Lanham: Lexington Books, 2007.

______. The Laboring of Communication: will knowledge workers of the world unite? Lanham: Lexington Books, 2008.

MURDOCK, Graham. Comunicação Contemporânea e Questões de Classe. Matrizes. Ano 2, n. 2, p. 31-56, 2009.

NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2005.

PERISSINOTTO, Renato. Marxismo e Ciência Social: um balanço crítico do marxismo analítico. Revista Brasileira de Ciências Sociais. V. 25, n. 73, jun/2010, p. 113-128.

POCHMANN, Márcio. Nova Classe Média? – O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012

RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Penso, 2011.

SCHAFF, Adam. O Marxismo e o Indivíduo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

SCHWARTZ, Yves. Conceituando o Trabalho, o Visível e o Invisível. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 9, 2011, p. 19-45.

SMYTHE, Dallas. On the audience commodity and its work. In: DURHAM, Meenaksh; KELLNER, Douglas (org.). Media and Cultural Studies: keyworks. Malden: Blackwell, 2006.

SODRÉ, Muniz. A Narração do Fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.

SOUZA, Jessé. Os Batalhadores Brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

TERRANOVA, Tiziana. Free Labor. In: SCHOLZ, Trebor (org.). Digital Labor: the internet as playground and factory. New York: Routledge, 2013, p. 33-57.

THERBORN, Göran. Do Marxismo ao Pós-Marxismo? São. Paulo: Boitempo, 2012a.

______. Class in the 21st Century. New Left Review. V. 5, n. 87, p. 5-29, 2012b.

UOL, 2013. Ministro da Defesa diz que não usa e-mail para assuntos importantes. Portal UOL. Disponível em: < http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/07/10/ministro-da-defesa-diz-que-nao-usa-e-mail-para-assuntos-importantes.htm>. Acesso em: 11 jul. 2013

WILLIAMS, Raymond. Meios de Comunicação como Meios de Produção. In: Cultura e Materialismo. São Paulo: Unesp, 2011, p. 69-86.

WOLTON, Dominique. Informar Não é Comunicar. Porto Alegre: Sulina, 2011

WRIGHT, Erik Olin; LEVINE, Andrew; SOBER, Elliot. Reconstruindo o Marxismo. Petrópolis: Vozes, 1993.

ZIZEK, Slavoj. Primeiro como Tragédia, Depois como Farsa. São Paulo: Boitempo, 2011

##submission.downloads##

Publicado

2014-07-07

Como Citar

Grohmann, R. (2014). Marx De Volta? Na Comunicação?. Mídia E Cotidiano, 4(4), 213-231. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9716