AVALIAÇÃO DO ENSINO ONLINE NO CURSO DE JORNALISMO: O OLHAR DO ESPECIALISTA, DA GESTORA E DOS EGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v6i6.9745Resumo
O presente artigo traduz o estudo que se ocupou de avaliar o mérito e o impacto inicial da disciplina Projeto de Jornalismo Online, ministrado pelo Curso de Jornalismo, de Instituição de Ensino Superior, localizada no Rio de Janeiro. As questões avaliativas relacionaram-se aos critérios utilizados na contratação de jornalistas online e às contribuições da disciplina para a devida preparação do graduando para o mercado, considerando a estrutura curricular do Curso. A avaliação utilizou-se dos fundamentos da abordagem proposta por Scriven e os indicadores estabelecidos derivaram de estudos analíticos do Projeto, acompanhados das análises da grade curricular do Curso e da proposta pedagógica da disciplina, apoiados na experiência docente acumulada. Em consonância ao Quadro de Critérios, os três instrumentos construídos e validados por especialistas foram dois roteiros de entrevista e um questionário. Os primeiros, aplicados em julho de 2013, respectivamente, ao profissional de seleção e recrutamento de jornalistas online, que atua em empresa de comunicação de grande porte, e à gestora acadêmica da Instituição. O terceiro, um questionário misto autoaplicável, foi respondido, em agosto de 2013, por 13 egressos do Curso, inseridos no mercado como jornalistas online. As questões dos três instrumentos foram inter-relacionadas, tendo em vista a triangulação dos dados. Na construção da resposta à primeira, identificou-se que o mercado considera a qualidade da formação acadêmica, uso das tecnologias online, velocidade no raciocínio e na apuração da informação, além de redação clara e objetiva e familiarização com as tecnologias online. Em relação à segunda questão, concluiu-se que a disciplina Jornalismo Online, por si, não preparou devidamente o graduando para o exercício profissional na área; pois faltou-lhe o apoio de outros elementos curriculares. Como resposta à terceira questão, constatou-se que a aplicação de apenas uma disciplina voltada para este segmento do Jornalismo não qualifica adequadamente os graduandos para o mercado online. Embora o mérito da disciplina tenha sido subtraído, por conta da precariedade das condições acadêmicas, o seu impacto se fez perceber face à inserção do contingente de egressos na condição de jornalistas online. Dentre as recomendações, destaca-se a possibilidade de a avaliação contribuir para o debate acadêmico acerca da importância da disciplina na formação profissional, construindo, desta forma um olhar do online como mais uma modalidade inerente aos Cursos de Jornalismo.
Palavras-chave: Avaliação de disciplina. Mérito e impacto. Jornalismo Online.
¹Professora de Jornalismo e Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio
²Professora Adjunta no Mestrado Profissional em Avaliação, Fundação Cesgranrio.
Downloads
Referências
COSTA, Caio Túlio. Novas tecnologias, velhos dilemas. Sala de Imprensa; Palestra proferida em 23 nov. 94. Disponível em: <http://www.bb.com.br/portalbb/page251,138,2514,0,0,1,6.bb?codigoMenu=5253&codigoNoticia=6696&codigoRet=5255&bread=1>. Acesso em: 27 abr. 2013.
FERRARI, Pollyana. Hipertexto e hipermídia: a novas ferramentas da comunicação digital. Rio de Janeiro: Contexto, 2007.
MIELNICZUK, Luciana. Sistematizando alguns conhecimentos sobre o jornalismo na web. In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. (Org.) Modelos de jornalismo digital. Salvador: Grupo de Pesquisa de Jornalismo online da Universidade Federal da Bahia; Calandra, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Conceito de triangulação por avaliação de métodos. In:_____. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2005.
PIO, Dirceu Martins. O fechamento de jornais impressos. Observatório da Imprensa, São Paulo, ano 18, n. 798, out. 2012. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed717_o_fechamento_de_jornais_impressos>. Acesso em: 10 nov. 2013.
SCRIVEN, Michael. Evaluation Thesaurus, 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 1991.
UNIVERCIDADE. Projeto Pedagógico Jornalismo 2005: currículo. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005-2011.
WORTHEN, Blaine. R.; SANDERS, James L.; FITZPATRICK, Jody R. Avaliação de programas: concepções e práticas. São Paulo: Ed. Gente, 2004.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).