Paisagens auráticas em audiovisuais locativos
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9772Palavras-chave:
audiovisual, mídias locativas, experiência estética, aura, memóriaResumo
Neste texto apontamos alguns caminhos teórico-metodológicos para a análise de fenômenos estéticos que se originam através da interação entre o corpo, o espaço e a imagem em audiovisuais locativos, tendo como foco o desenvolvimento do conceito de paisagem aurática. Na primeira parte, buscamos construir um entendimento sobre a experiência estética a partir da articulação entre o conceito benjaminiano de aura e o de memória, oriundo da fenomenologia bergsoniana. Em seguida, como modo de operacionalizar a discussão teórica desenvolvida na primeira parte do trabalho, analisamos um trecho extraído do vídeo de divulgação do audiovisual locativo Nine Lives. A terceira e última parte do texto é então reservada para endereçarmos alguns apontamentos conclusivos sobre o conceito de paisagem aurática.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. Lumière, “o útlimo pintor impressionista”. In: O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.
BAZIN, André. Pintura e cinema. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.
BURCH, Nöel. “Nana” ou os dois espaços. In: BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1992.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2004.
______. Ante el Tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2005.
LOPES, 2014. Audiovisuais locativos: experiências estéticas com mídias computacionais móveis. In: BIEGING, Patrícia. AQUINO, Vitor (Org.). Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação. São Paulo: Pimenta Cultural.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).