HOMOSSEXUALIDADE E ALTERIDADE: uma análise bakhtiniana das Paradas Gays
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i1.9819Palavras-chave:
Parada gay, Bakhtin, Carnavalização.Resumo
O artigo analisa a condição homossexual e as Paradas Gays à luz do conceitual bakhtiniano. Parte-se de um breve panorama sobre a situação dos homossexuais no mundo, na sociedade e na mídia, em que se verifica a negação de suas singularidades no constituinte jogo ontológico da alteridade. Em seguida, o artigo discute as Paradas Gays enquanto atos de enunciação coletiva e coloca em questão se seu tom festivo anula seu caráter de ato político. A partir do conceito de carnavalização em Bakhtin, conclui-se vir precisamente daí sua força libertária, libertadora e emancipadora.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1993
____, Mikhail. Toward a philosophy of act. Austin: University of Texas Press, 1993.
____, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
____, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 1990.
____, Mikhail.[Volochnov]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1987.
____, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Univ., 1981.
FACCHINI, Regina; FRANÇA, Isadora L. & VENTURI, Gustavo. Sexualidade, cidadania e homofobia : pesquisa 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo – 2006. São Paulo: APOGLBT, 2007. Disponível em: http://www.paradasp.org.br/download/Livrojunho07.zip, consultado em 25/07/2007.
MACHADO, Frederico V. & PRADO, Marco Aurélio M. Visibilidade, Sexualidade e Cidadania na Parada do Orgulho GLBT de Belo Horizonte. Disponível em http://www.sociologia.ufsc.br/npms/frederico_viana.pdf, consultado em 24/07/2007
SILVA, Hélio R.S. Travesti: a invenção do feminino. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ISER, 1993.
SILVA, Rose & ACKERMANN, Luciana. A estupidez da intolerância. Revista Fórum, nº 3, 2002.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).