Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura

Autores

  • Maria Amélia Paiva Abrão ESPM-SP
  • Maria Cristina Dias Alves ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9847

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo, Publicidade, Consumo, Marcas, Beleza

Resumo

O tema diversidade vem ganhando espaço em campanhas publicitárias, com marcas abraçando causas com o intuito de manter a fidelidade ou conquistar novos consumidores. A partir deste enfoque, o presente artigo visa verificar como as mulheres têm sido representadas em dois comerciais da empresa Natura, por meio da Análise de Conteúdo (AC). E ainda, como o conceito de beleza surge em meio à questão da diversidade. Utilizamos o esquema de categorias proposto por Goffman, a fim revelar os estereótipos de gênero presentes nos comerciais, que fortalecem e legitimam determinados códigos sociais relacionados às mulheres.

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Biografias Autor

Maria Amélia Paiva Abrão, ESPM-SP

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM). Especialista em Marketing, com MBA Executivo (ESPM). Pesquisadora do Grupo CNPq de Pesquisa Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces da teleficção e da rede de pesquisadores OBITEL Brasil. E-mail: amelia.abrao@gmail.com.

Maria Cristina Dias Alves, ECA/USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP e graduada em publicidade propaganda pela mesma instituição. Pesquisadora dos grupos de pesquisa CNPq: Comunicação, Consumo e Arte (PPGCOM ESPM) e do GESC - Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo (ECA/USP). Docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Escola de Comunicações e Artes da USP. E-mail: crisdays@gmail.com

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Abrão, M. A. P., & Alves, M. C. D. (2017). Valorização da diversidade ou apenas publicidade? Uma análise de conteúdo de campanhas da Natura. Mídia E Cotidiano, 11(3), 89-104. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9847