Memória no Facebook: o caso “Maria do Resguardo”
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9852Palavras-chave:
Memória, Espaço, Imagem, Cidade, Fotografia.Resumo
O artigo analisa o papel que fotografias antigas de ambientes urbanos, atualmente consumidas em fanpages no Facebook, apresentam na construção de memórias coletivas nas cidades. A pesquisa se insere em uma perspectiva sobre novas formas de processamento social de memória em ambientes digitais, com enfoque nas dinâmicas das redes sociais. Para este estudo, foi selecionado um conjunto de interações que se deram entre os seguidores da fanpage “Maria do Resguardo”, dedicada à memória de Juiz de Fora (MG), em torno de uma única postagem em abril de 2016, que obteve mais de 24 mil visualizações. O post mostrava a fotografia de uma praça. Usou-se como método o conceito de dialogismo de Bakhtin para trabalhar as citações mútuas e antecipações discursivas, além de termos nos apoiado na etnografia voltada para meios digitais.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).