Modelo de intervenção multicamadas

uma proposta de atuação neuropsicopedagógica institucional

Autores

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Neuropsicopedagogia Institucional, Intervenção

Resumo

Tendo em vista a necessidade de assegurar aos alunos o acesso ao ensino de qualidade, pesquisa-se sobre as contribuições do modelo de intervenção multicamadas, sob a atuação neuropsicopedagógica institucional, para oportunizar estratégias de avaliação e intervenção ao favorecer a adoção de práticas educacionais, baseadas em evidências. Realiza-se uma pesquisa de revisão bibliográfica par analisar os modelos de intervenções educacionais em diversos níveis de grupos e educandos e que promovam a inclusão. Relata a demanda por orientação de um profissional, que entenda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, com foco na reintegração pessoal, social e escolar dos envolvidos: o Neuropsicopedagogo. O estudo propõe o diálogo entre o modelo de resposta à intervenção e a intervenção neuropsicopedagógica, tendo em vista suas devidas adequações e/ou adaptações, considerando-se o campo de estudo e atuação do neuropsicopedagogo. Constata-se que o investimento em programas baseados em evidências, que por meio da neuropsicopedagogia auxiliem tanto o professor quanto o aluno com dificuldades de aprendizagem é essencial na construção de um ambiente escolar compatível com o neurodesenvolvimento, inclusivo, que compreenda as potencialidades educacionais de cada indivíduo.

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Biografia do Autor

Vitor da Silva Loureiro, Lieenp/CENSUPEG

Pesquisador no (LIEENP) Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos CENSUPEG e no Grupo de Pesquisa "Representações sociais e subjetividade docente" cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, compõe o grupo de gestores escolares e pesquisadores amigos da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), estudante e no PPGP-GE Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. Finalista do Prêmio: Rita Russo, no 2º Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia, 2019, Joinville, com o trabalho: "O uso do Jigsaw como Metodologia Ativa Colaborativa no ensino de Filosofia para Alunos do Ensino Médio" e ganhador do Dica de Mestre, no 8º Congresso Aprender Criança, 2022, Ribeirão Preto, categoria Educador, com o trabalho: "Resultados de um Protocolo Neuropsicopedagógico Institucional em Estudantes Do Ensino Médio".

Claudia Aparecida Mendonça de Souza, Faculdade CENSUPEG

Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva na Faculdade CENSUPEG. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG.

Fabricio Bruno Cardoso, Faculdade CENSUPEG

Graduado em Educação Física e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Doutor em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Laboratório de Inovação Educacional e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade de Ciência, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (Faculdade CENSUPEG) em São Fidélis (RJ).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Loureiro, V. da S., Souza, C. A. M. de, & Bruno Cardoso, F. (2022). Modelo de intervenção multicamadas: uma proposta de atuação neuropsicopedagógica institucional. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 8(2), 63-86. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/55399

Edição

Seção

Dossiê temático