Modelo de intervenção multicamadas
uma proposta de atuação neuropsicopedagógica institucional
Palavras-chave:
Dificuldades de Aprendizagem, Neuropsicopedagogia Institucional, IntervençãoResumo
Tendo em vista a necessidade de assegurar aos alunos o acesso ao ensino de qualidade, pesquisa-se sobre as contribuições do modelo de intervenção multicamadas, sob a atuação neuropsicopedagógica institucional, para oportunizar estratégias de avaliação e intervenção ao favorecer a adoção de práticas educacionais, baseadas em evidências. Realiza-se uma pesquisa de revisão bibliográfica par analisar os modelos de intervenções educacionais em diversos níveis de grupos e educandos e que promovam a inclusão. Relata a demanda por orientação de um profissional, que entenda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, com foco na reintegração pessoal, social e escolar dos envolvidos: o Neuropsicopedagogo. O estudo propõe o diálogo entre o modelo de resposta à intervenção e a intervenção neuropsicopedagógica, tendo em vista suas devidas adequações e/ou adaptações, considerando-se o campo de estudo e atuação do neuropsicopedagogo. Constata-se que o investimento em programas baseados em evidências, que por meio da neuropsicopedagogia auxiliem tanto o professor quanto o aluno com dificuldades de aprendizagem é essencial na construção de um ambiente escolar compatível com o neurodesenvolvimento, inclusivo, que compreenda as potencialidades educacionais de cada indivíduo.
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