A amolação de facas nos espaços educativos: quando o silêncio e o discurso também matam
Resumo
O presente trabalho visa apresentar as emergências acerca da homofobia no sistema educacional brasileiro, bem como as possibilidades de desenvolvimento da identidade dos alunos LGBT’s. As observações no campo escolar (seja no olhar profissional ou não) moldaram o interesse de estudo e construção deste artigo, no intuito de desenvolver uma reflexão sobre os episódios de homofobia, uma vez que indicam a existência de uma cultura de educação difusa às percepções, mas eficaz e ativa quanto à sua dimensão coercitiva, corretiva, ordenadora para com os comportamentos que se afastam dos padrões do indivíduo ideal (heterossexual e etnia branca). Para o desenvolvimento da pesquisa buscamos fontes teóricas sobre a educação e pedagogia, somando aos dados e relatos expostos na mídia a respeito das violências enfrentadas pela população LGBT. Demonstramos que as relações entre escola e indivíduos, cuja orientação de identidade sexual e afetiva é complexa, tendem a discriminação tipificada como homofobia num caráter de silêncio, ignorando a formação de alunos LGBT’s e suas possibilidades.
PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v2n2/a2
tudo de bomDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.