Mercantilização da Educação Básica Pública e sua Relação com O PNE

Autores

  • Cláudio Adão Moraes Andrade Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

mercantilização, privatização, Plano Nacional de Educação

Resumo

A pesquisa analisa o fenômeno da mercantilização da educação básica brasileira como novo formato da lógica privatista atendendo às subjetividades da atual fase do capitalismo financeiro.  Enquanto muitas “marcas” educacionais fazem a abertura de seu capital vendendo ações nas bolsas de valores (IPOS) com a finalidade de não sucumbir à competição desleal, os fundos private equity de grupos gigantes no setor, e as Holdings, seguem formando conglomerados. Empresas especializadas no ramo da mineração, indústria, transformação, logística, comércio e etc., veem na educação básica nacional um filão rentável para seus investimentos.  A complexificação da fronteira entre o público e o privado intensificada com a ideologia da conciliação de classes, permite que essas empresas potencializem seus lucros, tanto no ensino privado como na rede pública de ensino.  A mercantilização constatada na educação básica brasileira tem influenciado as políticas públicas orientando reformas, modelando avaliações e produzindo currículos. Essa é uma prática pedagógica que se legitima como reprodutora das desigualdades estruturais do sistema capitalista em sua fase mais voraz.

PURL: http://purl.oclc.org/r.ml/v5n1/a4

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Publicado

2019-07-24

Como Citar

Andrade, C. A. M. (2019). Mercantilização da Educação Básica Pública e sua Relação com O PNE. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 5(1), 63-78. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/39977

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