Feira das sensações, um alerta sobre drogas!
trocando ideias na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/x5tfqz56Palabras clave:
Juventude, Drogas, Aprendizado Contextualizado, Divulgação CientíficaResumen
As orientações para abordagem sobre o tema das drogas no currículo brasileiro da educação básica sofreram mudanças que, segundo especialistas, prejudicam a compreensão dos adolescentes sobre seus efeitos, riscos de dependência e danos sociais que diversas substâncias psicoativas podem causar. Dados recentes de uma pesquisa nacional revelaram que o contato de jovens menores de 14 anos com drogas ilícitas aumentou em 70% no período entre 2009 e 2019, além de mostrar alto consumo de álcool e cigarros entre estudantes do 9º ano. Falar sobre drogas na escola é mais que necessário, no entanto, essa é uma tarefa desafiadora para os educadores. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem e interdisciplinaridade foi criado o produto de divulgação científica denominado “Feira das Sensações – um alerta sobre drogas” que proporciona aos jovens a escolha de estímulos positivos e em seguida revela recompensas negativas associadas a diversos tipos de substâncias que afetam o funcionamento do sistema nervoso. A associação de conteúdos de matemática e neurofisiologia aliados à elementos lúdicos oriundos da música e a linguagem de programação Scratch 3.0, envolveu os adolescentes em um processo de reflexão, aquisição de conhecimento e diversão, enfatizando uma mensagem relevante para a vida prática: experimentar pode parecer um barato, mas na real, a droga cobra caro, causando aos jovens problemas que podem afetar profundamente o seu futuro.
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