Feira das sensações, um alerta sobre drogas!

trocando ideias na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/x5tfqz56

Palabras clave:

Juventude, Drogas, Aprendizado Contextualizado, Divulgação Científica

Resumen

As orientações para abordagem sobre o tema das drogas no currículo brasileiro da educação básica sofreram mudanças que, segundo especialistas, prejudicam a compreensão dos adolescentes sobre seus efeitos, riscos de dependência e danos sociais que diversas substâncias psicoativas podem causar. Dados recentes de uma pesquisa nacional revelaram que o contato de jovens menores de 14 anos com drogas ilícitas aumentou em 70% no período entre 2009 e 2019, além de mostrar alto consumo de álcool e cigarros entre estudantes do 9º ano. Falar sobre drogas na escola é mais que necessário, no entanto, essa é uma tarefa desafiadora para os educadores. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem e interdisciplinaridade foi criado o produto de divulgação científica denominado “Feira das Sensações – um alerta sobre drogas” que proporciona aos jovens a escolha de estímulos positivos e em seguida revela recompensas negativas associadas a diversos tipos de substâncias que afetam o funcionamento do sistema nervoso. A associação de conteúdos de matemática e neurofisiologia aliados à elementos lúdicos oriundos da música e a linguagem de programação Scratch 3.0, envolveu os adolescentes em um processo de reflexão, aquisição de conhecimento e diversão, enfatizando uma mensagem relevante para a vida prática: experimentar pode parecer um barato, mas na real, a droga cobra caro, causando aos jovens problemas que podem afetar profundamente o seu futuro.

Biografía del autor/a

  • Francisco Rikelmo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduando em Ciências Biológicas (Lic.) UERJ/Maracanã. Participou como consultor e diretor de Marketing e Comunicação na Empresa Júnior de consultoria ambiental Titanus Soluções Sustentáveis UERJ (2021-2022). Participou do projeto de monitoria e estágios no colégio CEIAA (Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral) 2018-2020. Possui curso técnico em magistério para Ensino Fundamental Anos Iniciais (ESCOLA de formação). Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Projeto PPG Biociências UERJ Escolas Públicas, através do Edital E_45/2021 FAPERJ - MELHORIA DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA SEDIADAS NO RJ, onde atuou no Colégio Estadual Professora Luiza Marinho (Oswaldo Cruz/RJ), ministrando aulas de reforço escolar e monitoria para o vestibular e desenvolvendo atividades experimentais complementares para o ensino de Biologia, Física e Química - período 2022/2024. Atualmente é bolsista de extensão pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências UERJ, onde realiza diversas ações de Divulgação Científica em escolas públicas dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Maricá, Niterói e São João de Meriti. Participou do programa Jovem Cientista Carioca da secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com o projeto "Aedes aegypti: Conhecendo na Nave para combater na cidade.

  • Ana Thereza Moura Arruda Cypriano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduação em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em andamento. Foi Bolsista FAPERJ Iniciação Científica no Laboratório de Neurofisiologia da UERJ (Departamento de Ciências Fisiológicas) - agosto de 2018 a agosto de 2020, desde então sendo voluntária no laboratório. Colaborada no trabalho intitulado "Nicotine exposure in Swiss adolescent mice: Does subsequent treatment with varenicline modify anxiety-like behavior and the pattern of nicotine consumption during re-exposure at adulthood?." 2019. Apresentado em congresso em Chicago.De novembro de 2021 a abril de 2022 foi bolsista FAPERJ no projeto "Divulga Libras" do Instituto de Letras da UERJ como aluna de iniciação científica, a partir de maio de 2022 se tornou voluntária no projeto.Em maio de 2022, começou a atuar como bolsista FAPERJ no projeto de extensão Melhorias nas Escolas Públicas da PPGB UERJ, atuando como monitora/professora de reforço de biologia em um colégio estadual na Zona Norte do Rio de Janeiro e sendo orientada pelo Professor Alex C. Manhães

  • Lucas Freitas de Aguiar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

  • Bruna Lotufo Denucci, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Biomédica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), concluiu seu mestrado em Biociências (2012), doutorado em Ciências (2016) e Pós-doutorado (2016-2019) pelo Programa de Pós-graduação em Biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGB conceito 6 da CAPES). Atualmente é Pesquisadora Visitante/ FAPERJ na UERJ. Tem experiência em neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, neurodesenvolvimento, nicotina, comportamento e Transtorno do Espectro Autista. Desenvolve linha de pesquisa em Neurodesenvolvimento com ênfase no Transtorno do Espectro Autista. Líder do grupo de pesquisa "Neurobiologia do Transtorno do Espectro Autista". Mãe de um menino, o Giovanni. (

  • Mônica Antunes das Chagas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Especialista em Administração Pública pela Escola de Gestão e Políticas Públicas (EGPP/CEPERJ) Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (2013). Idealizadora do projeto de extensão: Parceria Programa de Pós-Graduação em Biociências Escolas Públicas: Popularização da Ciência na Educação Básica, coordenado pelas Dras. Thereza Christina Barja-Fidalgo e Verônica Morandi. Desde 2010, atua na articulação de projetos que promovem a integração de professores e alunos de escolas públicas de diversos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro com pesquisadores e pós-graduandos da UERJ, buscando o financiamento das escolas através de editais, implementando laboratórios de ciências, hortas e outros espaços para educação científica e ambiental colaborativa e de qualidade. Graduada em Letras (Língua Portuguesa/Literaturas) tem experiência como Professora da Educação Básica em redes públicas do Rio de Janeiro (Ensino Médio/SEEDUC e Fundamental/SME-RJ) atuando nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio no período de 2007 a 2025. Atuei em projetos de letramento interdisciplinar para abordagem das leis 10.639/03 e 11.645/08 e valorização do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Atualmente desenvolvo projetos de extensão e divulgação científica com ênfase em saúde, sustentabilidade e educação básica. Áreas de interesse: Divulgação Científica, Educação Básica, Interdisciplinaridade, Literatura e Extensão Universitária.

Referencias

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Publicado

2025-09-17

Número

Sección

Artigo Livre

Cómo citar

Feira das sensações, um alerta sobre drogas! trocando ideias na escola. Neurociências & Sociedade, Rio de Janeiro, Brasil, v. 2, n. 2, p. e225006, 2025. DOI: 10.22409/x5tfqz56. Disponível em: https://periodicos.uff.br/neurocienciasesociedade/article/view/68818. Acesso em: 5 dec. 2025.

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