Crianças/adolescentes e a internet

ameaças ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional

Autores/as

  • Elton Hiroshi Matsushima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/nes.v1i1.63320

Palabras clave:

Uso da Internet, Desenvolvimento Psicológico, Função Executiva

Biografía del autor/a

Elton Hiroshi Matsushima, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular do Departamento de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenando o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano e Animal (LECHA) e o Serviço de Avaliação Neuropsicológica (SeANp), supervisionando estágio supervisionado na área, e Diretor do Instituto de Psicologia. Linhas de pesquisa enfocando investigações em processos perceptuais, cognitivos e motores, com enfoque na percepção visual do espaço, assim como dos fundamentos de medida em psicologia, psicometria, e avaliação psicológica e neuropsicológica.

Citas

CANALE, Natale; VIENO, Alessio; DORO, Mattia; ROSA MINEO, Erika; MARINO, Claudia; BILLIEUX, Joël. Emotion-related impulsivity moderates the cognitive interference effect of smartphone availability on working memory. Scientific Reports, Londres, Reino Unido, v.9, n.1, p.18519, 2019. https://doi.org/10.1038/s41598-019-54911-7

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa Tic Kids online Brasil 2023. São Paulo: Cetic, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ [acesso em 30/05/2024]

GAGNE, Jeffrey R.; LIEW, Jeffrey; NWADINOBI, Ogechi K. “How does the broader construct of self-regulation relate to emotion regulation in young children?”. Developmental Review, Amsterdã, Países Baixos, v.60, p.100965, 2021. https://doi.org/10.1016/j.dr.2021.100965

IPSOS. Celulares transformam as atitudes e o comportamento do brasileiro. Wordpress; 2009. Disponível em: http://jpcelular.wordpress.com/2009/07/17/celulares-transformam-as-atitudes-e-o-comportamento-do-brasileiro/ [acesso em 30/05/2024]

ITO, Motohiro; KAWAHARA, Jun‐Ichiro. Effect of the presence of a mobile phone during a spatial visual search. Japanese Psychological Research, Tóquio, Japão, v.59, n.2, p.188–198, 2017. https://doi.org/10.1111/jpr.12143

LIU, Wenjuan; DEMPO, Akihiko; SHINOHARA, Kazumitsu. The impact of enhancing phone activeness on the negative effect induced by the presence of a cell phone. Frontiers in Psychology, Lausanne, Suiça, v.13, p.920878, 2022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.920878

MISRA, Shalini; CHENG, Lulu; GENEVIE, Jamie; YUAN, Miao. The iphone effect: The quality of in-person social interactions in the presence of mobile devices. Environment and Behavior, Thousand Oaks, EUA, v.48, n.2, p.275–298, 2016. https://doi.org/10.1177/0013916514539755

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação internacional de doenças – CID 11. Genebra, Suiça: OMS, 2018. Disponível em: https://www.who.int/classifications/icd/en/ [acesso em 30/05/2024]

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Decreto Rio nº 53918, de 01/02/2024 – Regulamenta o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos na rede pública municipal. Rio de Janeiro, 2024.

PRZYBYLSKI, Andrew K.; WEINSTEIN, Netta. Can you connect with me now? How the presence of mobile communication technology influences face-to-face conversation quality. Journal of Social and Personal Relationships, Thousand Oaks, EUA, v.30, n.3, p.237–246, 2013. https://doi.org/10.1177/0265407512453827

TANIL, Clarissa T.; YONG, Min Hooi. Mobile phones: The effect of its presence on learning and memory. PLoS ONE, San Francisco, EUA, v.15, p.e0219233, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219233

THORNTON, Bill; FAIRES, Alyson; ROBBINS, Maija; ROLLINS, Eric. The mere presence of a cell phone may be distracting: Implications for attention and task performance. Social Psychology, Newburyport, EUA, v. 45, n.6, p.479-88, 2014. https://doi.org/10.1027/1864-9335/a000216

WARD, Andrew F.; DUKE, Kristen; GNEEZY, Ayelet; BOOS, Marten W. Brain drain: The mere presence of one’s own smartphone reduces available cognitive capacity. Journal of the Association for Consumer Research, Chicago, EUA, v.2, n.2, p.140-154, 2017. http://dx.doi.org/10.1086/691462

##submission.downloads##

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

MATSUSHIMA, E. H. Crianças/adolescentes e a internet: ameaças ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Neurociências e Sociedade, v. 1, n. 1, p. e024002, 26 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos de Opinião