Crianças/adolescentes e a internet

ameaças ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional

Autores

  • Elton Hiroshi Matsushima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/nes.v1i1.63320

Palavras-chave:

Uso da Internet, Desenvolvimento Psicológico, Função Executiva

Biografia do Autor

Elton Hiroshi Matsushima, Universidade Federal Fluminense

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular do Departamento de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenando o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano e Animal (LECHA) e o Serviço de Avaliação Neuropsicológica (SeANp), supervisionando estágio supervisionado na área, e Diretor do Instituto de Psicologia. Linhas de pesquisa enfocando investigações em processos perceptuais, cognitivos e motores, com enfoque na percepção visual do espaço, assim como dos fundamentos de medida em psicologia, psicometria, e avaliação psicológica e neuropsicológica.

Referências

CANALE, Natale; VIENO, Alessio; DORO, Mattia; ROSA MINEO, Erika; MARINO, Claudia; BILLIEUX, Joël. Emotion-related impulsivity moderates the cognitive interference effect of smartphone availability on working memory. Scientific Reports, Londres, Reino Unido, v.9, n.1, p.18519, 2019. https://doi.org/10.1038/s41598-019-54911-7

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa Tic Kids online Brasil 2023. São Paulo: Cetic, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ [acesso em 30/05/2024]

GAGNE, Jeffrey R.; LIEW, Jeffrey; NWADINOBI, Ogechi K. “How does the broader construct of self-regulation relate to emotion regulation in young children?”. Developmental Review, Amsterdã, Países Baixos, v.60, p.100965, 2021. https://doi.org/10.1016/j.dr.2021.100965

IPSOS. Celulares transformam as atitudes e o comportamento do brasileiro. Wordpress; 2009. Disponível em: http://jpcelular.wordpress.com/2009/07/17/celulares-transformam-as-atitudes-e-o-comportamento-do-brasileiro/ [acesso em 30/05/2024]

ITO, Motohiro; KAWAHARA, Jun‐Ichiro. Effect of the presence of a mobile phone during a spatial visual search. Japanese Psychological Research, Tóquio, Japão, v.59, n.2, p.188–198, 2017. https://doi.org/10.1111/jpr.12143

LIU, Wenjuan; DEMPO, Akihiko; SHINOHARA, Kazumitsu. The impact of enhancing phone activeness on the negative effect induced by the presence of a cell phone. Frontiers in Psychology, Lausanne, Suiça, v.13, p.920878, 2022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.920878

MISRA, Shalini; CHENG, Lulu; GENEVIE, Jamie; YUAN, Miao. The iphone effect: The quality of in-person social interactions in the presence of mobile devices. Environment and Behavior, Thousand Oaks, EUA, v.48, n.2, p.275–298, 2016. https://doi.org/10.1177/0013916514539755

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação internacional de doenças – CID 11. Genebra, Suiça: OMS, 2018. Disponível em: https://www.who.int/classifications/icd/en/ [acesso em 30/05/2024]

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Decreto Rio nº 53918, de 01/02/2024 – Regulamenta o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos na rede pública municipal. Rio de Janeiro, 2024.

PRZYBYLSKI, Andrew K.; WEINSTEIN, Netta. Can you connect with me now? How the presence of mobile communication technology influences face-to-face conversation quality. Journal of Social and Personal Relationships, Thousand Oaks, EUA, v.30, n.3, p.237–246, 2013. https://doi.org/10.1177/0265407512453827

TANIL, Clarissa T.; YONG, Min Hooi. Mobile phones: The effect of its presence on learning and memory. PLoS ONE, San Francisco, EUA, v.15, p.e0219233, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219233

THORNTON, Bill; FAIRES, Alyson; ROBBINS, Maija; ROLLINS, Eric. The mere presence of a cell phone may be distracting: Implications for attention and task performance. Social Psychology, Newburyport, EUA, v. 45, n.6, p.479-88, 2014. https://doi.org/10.1027/1864-9335/a000216

WARD, Andrew F.; DUKE, Kristen; GNEEZY, Ayelet; BOOS, Marten W. Brain drain: The mere presence of one’s own smartphone reduces available cognitive capacity. Journal of the Association for Consumer Research, Chicago, EUA, v.2, n.2, p.140-154, 2017. http://dx.doi.org/10.1086/691462

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

MATSUSHIMA, E. H. Crianças/adolescentes e a internet: ameaças ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Neurociências e Sociedade, v. 1, n. 1, p. e024002, 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Opinião