Crianças/adolescentes e a internet
ameaças ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional
DOI:
https://doi.org/10.22409/nes.v1i1.63320Palavras-chave:
Uso da Internet, Desenvolvimento Psicológico, Função ExecutivaReferências
CANALE, Natale; VIENO, Alessio; DORO, Mattia; ROSA MINEO, Erika; MARINO, Claudia; BILLIEUX, Joël. Emotion-related impulsivity moderates the cognitive interference effect of smartphone availability on working memory. Scientific Reports, Londres, Reino Unido, v.9, n.1, p.18519, 2019. https://doi.org/10.1038/s41598-019-54911-7
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa Tic Kids online Brasil 2023. São Paulo: Cetic, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/ [acesso em 30/05/2024]
GAGNE, Jeffrey R.; LIEW, Jeffrey; NWADINOBI, Ogechi K. “How does the broader construct of self-regulation relate to emotion regulation in young children?”. Developmental Review, Amsterdã, Países Baixos, v.60, p.100965, 2021. https://doi.org/10.1016/j.dr.2021.100965
IPSOS. Celulares transformam as atitudes e o comportamento do brasileiro. Wordpress; 2009. Disponível em: http://jpcelular.wordpress.com/2009/07/17/celulares-transformam-as-atitudes-e-o-comportamento-do-brasileiro/ [acesso em 30/05/2024]
ITO, Motohiro; KAWAHARA, Jun‐Ichiro. Effect of the presence of a mobile phone during a spatial visual search. Japanese Psychological Research, Tóquio, Japão, v.59, n.2, p.188–198, 2017. https://doi.org/10.1111/jpr.12143
LIU, Wenjuan; DEMPO, Akihiko; SHINOHARA, Kazumitsu. The impact of enhancing phone activeness on the negative effect induced by the presence of a cell phone. Frontiers in Psychology, Lausanne, Suiça, v.13, p.920878, 2022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.920878
MISRA, Shalini; CHENG, Lulu; GENEVIE, Jamie; YUAN, Miao. The iphone effect: The quality of in-person social interactions in the presence of mobile devices. Environment and Behavior, Thousand Oaks, EUA, v.48, n.2, p.275–298, 2016. https://doi.org/10.1177/0013916514539755
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação internacional de doenças – CID 11. Genebra, Suiça: OMS, 2018. Disponível em: https://www.who.int/classifications/icd/en/ [acesso em 30/05/2024]
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Decreto Rio nº 53918, de 01/02/2024 – Regulamenta o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos na rede pública municipal. Rio de Janeiro, 2024.
PRZYBYLSKI, Andrew K.; WEINSTEIN, Netta. Can you connect with me now? How the presence of mobile communication technology influences face-to-face conversation quality. Journal of Social and Personal Relationships, Thousand Oaks, EUA, v.30, n.3, p.237–246, 2013. https://doi.org/10.1177/0265407512453827
TANIL, Clarissa T.; YONG, Min Hooi. Mobile phones: The effect of its presence on learning and memory. PLoS ONE, San Francisco, EUA, v.15, p.e0219233, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0219233
THORNTON, Bill; FAIRES, Alyson; ROBBINS, Maija; ROLLINS, Eric. The mere presence of a cell phone may be distracting: Implications for attention and task performance. Social Psychology, Newburyport, EUA, v. 45, n.6, p.479-88, 2014. https://doi.org/10.1027/1864-9335/a000216
WARD, Andrew F.; DUKE, Kristen; GNEEZY, Ayelet; BOOS, Marten W. Brain drain: The mere presence of one’s own smartphone reduces available cognitive capacity. Journal of the Association for Consumer Research, Chicago, EUA, v.2, n.2, p.140-154, 2017. http://dx.doi.org/10.1086/691462
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Neurociências e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Todas as publicações da Revista Neurociências e Sociedade estão licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição-Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional CC BY-NC-SA 4.0
Você é livre para:
- Compartilhar – copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar – remixar, transformar e desenvolver o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Nos seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito , fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike — Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença do original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas de fazerem qualquer coisa que a licença permita.