CAMPO DE REFUGIADOS: PARADIGMA DO ESTADO DE EXCEÇÃO
Palavras-chave:
Estado de Exceção, Refugiados, Haitianos, AcreResumo
O presente artigo tem por objetivo verificar a situação dentro dos campos de refugiados, de forma a analisar a possibilidade deste panorama se relacionar aos pressupostos do estado de exceção. Para os efeitos deste artigo, entende-se como exceção um estado em que os seres humanos são reduzidos à vivência meramente biológica, sem poder político e sem direitos. O refugiado será compreendido como aquele que destitui-se de uma vida normal, ou seja, protegido por seu Estado de origem e assegurado por todos os direitos humanos, e foge para outro país a fim de garantir a sua sobrevivência.
Downloads
Referências
AGAMBEM, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. Trad. Iraci D. Poleti, São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR) – O que é a convenção de 1951? Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/portugues/informacaogeral/o-que-e-a-convencaode-1951/ > Acesso em: 18 out 2014.
BUSS, Terry F.; GARDNER, Adam. Haiti in the Balance. Why Foreign Aid Has Failed And What We Can Do About It. 1 ed. Washington: Brookings Institution Press, 2008.
CONVENÇÃO RELATIVA AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS (1951). Disponível em: <http://www.acnur.org/t3/fileadmin/scripts/doc.php?file=t3/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados> Acesso em: 23 out 2014.
COSTA, Simone. A Proteção Jurídica aos Refugiados Palestinos no Brasil: o caso do casal Faez e Salha. Monografia. Florianópolis, 2011.
GIRARD, Philippe R. Clinton in Haiti. The 1994 U.S Invasion of Haiti. 1 ed. Nova Iorque: Palgrave Macmillan. 2004.
HIRST, Monica. A Reconstrução do Haiti: Novos Desafios para Cooperação Regional e o Papel do Brasil. In: III Seminário Brasil-Noruega sobre Paz e Reconciliação. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, p. 63-78, 2011.
HUMAN RIGHTS EDUCATION ASSOCIATES – Disponível em: < http://www.hrea.org/index.php?doc_id=511 > Acesso em 20 out 2014.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES (OIM) – Disponível em: < h t t p : / / w w w . b r a s i l . i o m .
int > Acesso em: 20 out 2014.
Projeto “Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral” - Disponível em: < http://www.brasil.iom.int/images/estudio/Relatorio%20final%20sobre %20Migracao%20Haitiana%20ao%20Brasil%20-%20Estudo%20da%20OIM.PDF > Acesso em 23 out 2014.
RODRIGUES, Flávia. Soberania e Segurança Humana: um Estudo a partir do Haiti e de Nova Orleans. Monografia (Bacharel em Relações Internacionais). Niterói, 2014.
SCHMITT, Carl. O Conceito do Político. Tradução Álvaro L. M. Valls. Petrópolis: Vozes, 1992.
SCHMITT, Carl. Teologia Política. Tradução de Elisete Antoniuk. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, p.13.
SELIGMAN-SILVA, M. Walter Benjamin: o Estado de Exceção entre o político e o estético. In: Caderno Benjaminiano, Volume 1 – Número 1. Junho, 2009.
SILVEIRA, Anita Kons Da. A Intervenção Humanitária como Forma Legítima de Proteção dos Direitos Humanos. Monografia (Bacharel em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). São José, 2008.
THOMAZ, Diana Zacca. Relatório sobre situação dos migrantes em Brasileia, Acre Primeira quinzena de fevereiro de 2014. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 O Cosmopolítico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.