Inserção de alunos bolsistas no mercado de trabalho: qual o valor do diploma universitário?

Autores

  • Ana Heloísa da Costa Lemos Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
  • Diana Rebello Neves Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
  • Patricia dos Reis Farias Rodrigues Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11146

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma a conclusão do curso universitário garantiu a empregabilidade de seus detentores, oriundos de estratos sociais menos favorecidos. Essa indagação foi motivada, por um lado, pelas conclusões de pesquisa realizada na França por Bourdieu (2007), que identificou que o aumento do número de diplomas tende a desvalorizá-los, não garantindo a ascensão social de seus possuidores e, por, outro, pelas premissas de Schultz (1973a) que postula que os anos de estudo do indivíduo equivalem a um investimento no futuro, que ampliarão suas possibilidades de escolha profissional. Para analisar o confronto entre essas duas visões realizou-se uma pesquisa qualitativa junto a egressos do curso de graduação em administração de uma IES privada que possuíam bolsa de estudos integral. A análise dos resultados sugere que, apesar das comprovadas desvantagens oriundas da origem social menos favorecida, o acesso à formação superior em uma universidade de renome configurou-se como um importante recurso de aumento do capital cultural e social de seus possuidores.

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Biografia do Autor

  • Ana Heloísa da Costa Lemos, Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
    Professora dos cursos de graduação e pós-graduação do departamento de Administração da Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Diana Rebello Neves, Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
    Mestre em Administração pela Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
  • Patricia dos Reis Farias Rodrigues, Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ
    Graduada em Administração pela Pontificia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Artigos/Papers