Inserção de alunos bolsistas no mercado de trabalho: qual o valor do diploma universitário?
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i4.11146Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar de que forma a conclusão do curso universitário garantiu a empregabilidade de seus detentores, oriundos de estratos sociais menos favorecidos. Essa indagação foi motivada, por um lado, pelas conclusões de pesquisa realizada na França por Bourdieu (2007), que identificou que o aumento do número de diplomas tende a desvalorizá-los, não garantindo a ascensão social de seus possuidores e, por, outro, pelas premissas de Schultz (1973a) que postula que os anos de estudo do indivíduo equivalem a um investimento no futuro, que ampliarão suas possibilidades de escolha profissional. Para analisar o confronto entre essas duas visões realizou-se uma pesquisa qualitativa junto a egressos do curso de graduação em administração de uma IES privada que possuíam bolsa de estudos integral. A análise dos resultados sugere que, apesar das comprovadas desvantagens oriundas da origem social menos favorecida, o acesso à formação superior em uma universidade de renome configurou-se como um importante recurso de aumento do capital cultural e social de seus possuidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.