Análise dos índices de inovação e os resultados recentes da balança comercial brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49234Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o índice de inovação com os resultados da balança comercial brasileira no período de 2008 a 2018. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental foram auferidos os avanços pontuais das políticas públicas de CT&I no período estudado. Persistem avanços tímidos e estagnações entre os indicadores estudados como investimento em P&D, qualificação profissional, desenvolvimento de novos conhecimentos, proteção industrial, percepção do valor pela inovação. Esses dados desabonadores se reproduzem na balança comercial, todavia, rotas de solução foram aqui observadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.