Análise dos índices de inovação e os resultados recentes da balança comercial brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49234

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o índice de inovação com os resultados da balança comercial brasileira no período de 2008 a 2018. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental foram auferidos os avanços pontuais das políticas públicas de CT&I no período estudado. Persistem avanços tímidos e estagnações entre os indicadores estudados como investimento em P&D, qualificação profissional, desenvolvimento de novos conhecimentos, proteção industrial, percepção do valor pela inovação. Esses dados desabonadores se reproduzem na balança comercial, todavia, rotas de solução foram aqui observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Ramires Pires Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Pós graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor de Energia Elétrica pela UNICAMP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Membro da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf; Membro da Comissão de Propriedade Intelectual OAB-Pernambuco, Membro da Comitê de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (COMPITT) do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Membro do Grupo de Pesquisa INNOVA+ Research Labs da Universidade Federal de Pernambuco.

Principais Linhas de pesquisa: Gestão da Inovação; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Geração de Energia com Fontes Renováveis; Aplicação de Ferramentas de Inteligência Artificial para Gestão da Inovação e para Geração e Transmissão de Energia Elétrica; Sistemas Híbridos Inteligentes; Maturidade Tecnológica e suas Aplicações.

Sr. Nelson Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Núcleo de Gestão da UFPE – campus Avançado do Agreste do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Fez mestrado em sociologia na UFPE. Membro do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa

Downloads

Publicado

2021-07-01

Edição

Seção

Artigos/Papers