Análise dos índices de inovação e os resultados recentes da balança comercial brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v15i2.49234

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o índice de inovação com os resultados da balança comercial brasileira no período de 2008 a 2018. A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental foram auferidos os avanços pontuais das políticas públicas de CT&I no período estudado. Persistem avanços tímidos e estagnações entre os indicadores estudados como investimento em P&D, qualificação profissional, desenvolvimento de novos conhecimentos, proteção industrial, percepção do valor pela inovação. Esses dados desabonadores se reproduzem na balança comercial, todavia, rotas de solução foram aqui observadas.

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Biografias Autor

Willian Ramires Pires Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Pós graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor de Energia Elétrica pela UNICAMP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Membro da Assessoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf; Membro da Comissão de Propriedade Intelectual OAB-Pernambuco, Membro da Comitê de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (COMPITT) do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Membro do Grupo de Pesquisa INNOVA+ Research Labs da Universidade Federal de Pernambuco.

Principais Linhas de pesquisa: Gestão da Inovação; Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Geração de Energia com Fontes Renováveis; Aplicação de Ferramentas de Inteligência Artificial para Gestão da Inovação e para Geração e Transmissão de Energia Elétrica; Sistemas Híbridos Inteligentes; Maturidade Tecnológica e suas Aplicações.

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Núcleo de Gestão da UFPE – campus Avançado do Agreste do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Fez mestrado em sociologia na UFPE. Membro do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa

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Publicado

2021-07-01

Edição

Secção

Artigos/Papers