Relação líder-membro na identidade organizacional dos docentes

Autores

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajai
  • Marcos Aurélio Batista Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i2.57184

Resumo

Este estudo objetivou mensurar a relação entre a troca líder-membro e a identidade organizacional na percepção dos docentes de uma universidade comunitária. A pesquisa de natureza descritiva, teve abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário de autopreenchimento com base no modelo de Liden e Maslyn (1998) para a Teoria da Troca Líder-membro e a escala de Mael e Ashforth (1992) para a Identidade Organizacional. Os respondentes foram 252 docentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados mostraram que a existe relação entre liderança de troca e identidade organizacional, evidenciando o papel do líder na construção da identidade organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Batista, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Adminsitração. Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Administração na UNIVALI

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Artigos/Papers