Relação líder-membro na identidade organizacional dos docentes

Auteurs

  • Suzete Antonieta Lizote Universidade do Vale do Itajai
  • Marcos Aurélio Batista Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i2.57184

Résumé

Este estudo objetivou mensurar a relação entre a troca líder-membro e a identidade organizacional na percepção dos docentes de uma universidade comunitária. A pesquisa de natureza descritiva, teve abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário de autopreenchimento com base no modelo de Liden e Maslyn (1998) para a Teoria da Troca Líder-membro e a escala de Mael e Ashforth (1992) para a Identidade Organizacional. Os respondentes foram 252 docentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. Os resultados mostraram que a existe relação entre liderança de troca e identidade organizacional, evidenciando o papel do líder na construção da identidade organizacional.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Marcos Aurélio Batista, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Adminsitração. Professor e Coordenador do Curso de Graduação em Administração na UNIVALI

##submission.downloads##

Publiée

2023-08-11

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers