Implementation of entrepreneurial education through the effectuation logic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18iEdição%20Especial.57471

Resumo

The purpose of this article is to describe the application of an entrepreneurship course following the effectuation logic, developed for families. To achieve the objective, participant observation is used. The course was taught in a municipal public school, and a total of 18 participants were observed. The main result was the complete description of the methodology used and the confirmation of the understanding of the content by the participants. In addition to contributing to the field of research on entrepreneurial education, this article contributes with the description of a course that can be adopted in different contexts.

 

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Biografia do Autor

Siliane Ferrari, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Acadêmica do mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau- FURB. Formada no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Brusque-SC. Participou do programa de bolsa de pesquisa da UNIFEBE, tendo como tema da pesquisa a Análise das características das microempresas e a importância do planejamento financeiro, tendo como base de estudo e pesquisa as microempresas do município de Brusque-SC.

 

Marianne Hoeltgebaum, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Escola Superior de Adminstração e Gerência - ESAG pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em Administração - Universidad de Alcalá de Henares (1998) e doutorado em Administração - Wissenschaftliche Hochschule für Unternehmensführung (2001). É professora titular tempo integral da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 2001, e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração desde seu início. Tem experiência em docência em pós-graduações latu sensu e stritu sensu nos seguintes países: Alemanha, Brasil, Suécia e Peru, ensinando sobre temas relacionados ao empreendedorismo em inglês, alemão e espanhol. Pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados ao Empreendedorismo: corporativo, institucional, internacional e social; e no fomento, criação gestão e análise de MPMEs.

Sílvio de Vasconcellos, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo desde 2020. É coordenador do Observatório de Negócios Multinacionais e Internacionais ESPM (OMNI / ESPM). Doutor (2016) e Mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS/RS (1985). Licenciado para lecionar em Educação Profissional de nível médio pela FEEVALE/RS (2009). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na UNIVALI/SC (2016-2017). Doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). É editor temático da Revista BASE na área de Negócios Internacionais. Foi professor da graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade IENH (2009-2020). Foi professor assistente da FURB/SC (2018-2020). É professor convidado de pós-graduação na UNIVALI/SC, em Gestão de Relacionamento com o Cliente Global e Estratégia e Vantagem Competitiva, e na FEEVALE em Prospecção de Mercados Internacionais. Foi sócio da CONEXO Assessoria em Comércio Exterior (1990-2018).

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Artigos/Papers