Implementação de educação empreendedora pela lógica Effectuation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18iEdição%20Especial.57471

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a aplicação de um curso de empreendedorismo seguindo a lógica effectuation, desenvolvido para famílias. Para atingir o objetivo, utiliza-se a observação participante. O curso foi ministrado em uma escola pública municipal, e no total 18 participantes foram observados. O principal resultado foi a descrição completa da metodologia utilizada e a confirmação da compreensão do conteúdo por parte dos participantes. Além da contribuição para o campo de pesquisa sobre educação empreendedora, este artigo contribui com a descrição de um curso que pode ser adotado em diferentes contextos.

 

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Biografias Autor

Siliane Ferrari, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Acadêmica do mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau- FURB. Formada no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Brusque-SC. Participou do programa de bolsa de pesquisa da UNIFEBE, tendo como tema da pesquisa a Análise das características das microempresas e a importância do planejamento financeiro, tendo como base de estudo e pesquisa as microempresas do município de Brusque-SC.

 

Marianne Hoeltgebaum, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Escola Superior de Adminstração e Gerência - ESAG pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em Administração - Universidad de Alcalá de Henares (1998) e doutorado em Administração - Wissenschaftliche Hochschule für Unternehmensführung (2001). É professora titular tempo integral da Fundação Universidade Regional de Blumenau desde 2001, e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração desde seu início. Tem experiência em docência em pós-graduações latu sensu e stritu sensu nos seguintes países: Alemanha, Brasil, Suécia e Peru, ensinando sobre temas relacionados ao empreendedorismo em inglês, alemão e espanhol. Pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas relacionados ao Empreendedorismo: corporativo, institucional, internacional e social; e no fomento, criação gestão e análise de MPMEs.

Sílvio de Vasconcellos, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo desde 2020. É coordenador do Observatório de Negócios Multinacionais e Internacionais ESPM (OMNI / ESPM). Doutor (2016) e Mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração - habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS/RS (1985). Licenciado para lecionar em Educação Profissional de nível médio pela FEEVALE/RS (2009). Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na UNIVALI/SC (2016-2017). Doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). É editor temático da Revista BASE na área de Negócios Internacionais. Foi professor da graduação e pós-graduação em Administração da Faculdade IENH (2009-2020). Foi professor assistente da FURB/SC (2018-2020). É professor convidado de pós-graduação na UNIVALI/SC, em Gestão de Relacionamento com o Cliente Global e Estratégia e Vantagem Competitiva, e na FEEVALE em Prospecção de Mercados Internacionais. Foi sócio da CONEXO Assessoria em Comércio Exterior (1990-2018).

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Publicado

2024-04-30

Edição

Secção

Artigos/Papers