Rebobinando o motor: Um caso sobre ambidestria organizacional
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11338Abstract
Com a intensificação da competição, as organizações sentem a necessidade de utilizar estratégias com eficácia comprovada e contemporânea. Neste sentido, observa-se a ambidestria, explorando as novas possibilidades e explotando as antigas certezas. Assim, por acreditar-se que a ampliação dos debates sobre a ambidestria é contributivo ao desenvolvimento da temática, este caso para ensino visa apresentar os conceitos ligados à mesma, ilustrando-os através da descrição do percurso por qual passou o personagem principal da história. O caso inicia na trajetória acadêmica/pessoal de José, narrando também as suas experiências profissionais. Na sequencia, relata-se o processo de abertura do negócio especializado em uma marca multinacional de ferramentas elétricas e apontam-se os desafios que o personagem precisou enfrentar na formulação de suas estratégias, além de trazer alguns dilemas para reflexão e debate sobre a ambidestria e as dimensões exploração/explotação à luz do contexto gerencial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.

