O Novo Ambiente de Negócios em um "Mundo Plano": a Influência Estratégica das Tecnologias de Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i1.11049Abstract
A inspiração para estetrabalho surgiu a partir da leitura do livro de Thomas Friedman, Na obra de Friedman é
possível aquilatar a importância da Tecnologia de Informação para a promoção de ganhos de eficiência
nas operações das empresas, corroborando as idéias de Michael Porter no início dos anos 80. O autor
afirma que a transformação tecnológica que é capaz de afetar a vantagem competitiva e a estrutura
industrial constitui-se num dos principais fatores de mudança nas regras da concorrência de um
determinado mercado. Nesse sentido, a tecnologia extrapola o produto em si mesmo e impacta toda a
cadeia de valor das empresas. É esse o caso da Tecnologia de Informação e Comunicações no atual
ambiente de negócios, na medida em que elimina as distâncias e aumenta o nível de integração dos
agentes econômicos.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-04-30
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.