O Novo Ambiente de Negócios em um "Mundo Plano": a Influência Estratégica das Tecnologias de Informação e Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i1.11049Abstract
A inspiração para estetrabalho surgiu a partir da leitura do livro de Thomas Friedman, Na obra de Friedman é
possível aquilatar a importância da Tecnologia de Informação para a promoção de ganhos de eficiência
nas operações das empresas, corroborando as idéias de Michael Porter no início dos anos 80. O autor
afirma que a transformação tecnológica que é capaz de afetar a vantagem competitiva e a estrutura
industrial constitui-se num dos principais fatores de mudança nas regras da concorrência de um
determinado mercado. Nesse sentido, a tecnologia extrapola o produto em si mesmo e impacta toda a
cadeia de valor das empresas. É esse o caso da Tecnologia de Informação e Comunicações no atual
ambiente de negócios, na medida em que elimina as distâncias e aumenta o nível de integração dos
agentes econômicos.
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