Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA

Authors

  • Carolina Faria Alvarenga Universidade Federal de Lavras
  • Aline Pereira Sales
  • Adriano Dias da Costa
  • Maurício Donizete da Costa
  • Ricardo Braga Veroneze
  • Thiago Lima Bahia Santos

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11083

Abstract

Este trabalho busca compreender os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas, por meio da análise do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras, entre 2005 a 2010. Os resultados obtidos revelaram que a formação do estudante de escola pública é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, a desmotivação dos professores, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço físico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade e a falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade distante para a maioria desses estudantes. Ainda assim, muitos egressos do ensino público conseguem ter acesso ao ensino superior, sendo que, depois de inseridos, conseguem ter o mesmo padrão de aprendizagem daqueles que vieram de escola privada. Entretanto, continuam a enfrentar dificuldades que, até certo ponto, exigem ainda mais esforço destes estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carolina Faria Alvarenga, Universidade Federal de Lavras

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras

Published

2012-03-31

Issue

Section

Artigos/Papers