Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11083Abstract
Este trabalho busca compreender os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas, por meio da análise do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras, entre 2005 a 2010. Os resultados obtidos revelaram que a formação do estudante de escola pública é permeada por dificuldades, dentre as quais, destacam-se a falta de estrutura e recursos, a desmotivação dos professores, o desinteresse dos alunos, seja pelo cansaço físico ou pela falta de perspectivas para o futuro. Não obstante, o distanciamento com a universidade e a falta de divulgação das oportunidades existentes fazem do ensino superior uma realidade distante para a maioria desses estudantes. Ainda assim, muitos egressos do ensino público conseguem ter acesso ao ensino superior, sendo que, depois de inseridos, conseguem ter o mesmo padrão de aprendizagem daqueles que vieram de escola privada. Entretanto, continuam a enfrentar dificuldades que, até certo ponto, exigem ainda mais esforço destes estudantes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-03-31
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.