Inserção Profissional: Perspectivas Teóricas e Agenda de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11087Abstract
Este artigo este artigo tem por objetivo apresentar e discutir o conceito de inserção profissional, propondo um modelo analítico e uma agenda de pesquisa para os estudos sobre o tema no Brasil. Toma-se como base principal para o levantamento teórico textos da literatura francesa em razão da longa tradição em estudos sobre inserção profissional de jovens de diferentes grupos sociais e níveis de formação realizados naquele país. Com base na ideia da inserção como construção sociohistórica, propõem-se um modelo para compreensão da que adote uma perspectiva processual considerando a articulação das características individuais, aspectos institucionais e o contexto social econômico e cultural que orientam o momento de ingresso do jovem no mercado de trabalho. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-03-31
Issue
Section
Artigos/Papers
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.