Inserção Profissional: Perspectivas Teóricas e Agenda de Pesquisa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11087Résumé
Este artigo este artigo tem por objetivo apresentar e discutir o conceito de inserção profissional, propondo um modelo analítico e uma agenda de pesquisa para os estudos sobre o tema no Brasil. Toma-se como base principal para o levantamento teórico textos da literatura francesa em razão da longa tradição em estudos sobre inserção profissional de jovens de diferentes grupos sociais e níveis de formação realizados naquele país. Com base na ideia da inserção como construção sociohistórica, propõem-se um modelo para compreensão da que adote uma perspectiva processual considerando a articulação das características individuais, aspectos institucionais e o contexto social econômico e cultural que orientam o momento de ingresso do jovem no mercado de trabalho. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.