Inserção Profissional: Perspectivas Teóricas e Agenda de Pesquisa

Auteurs-es

  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal Fluminense - UFF e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i1.11087

Résumé

Este artigo este artigo tem por objetivo apresentar e discutir o conceito de inserção profissional, propondo um modelo analítico e uma agenda de pesquisa para os estudos sobre o tema no Brasil. Toma-se como base principal para o levantamento teórico textos da literatura francesa em razão da longa tradição em estudos sobre inserção profissional de jovens de diferentes grupos sociais e níveis de formação realizados naquele país. Com base na ideia da inserção como construção sociohistórica, propõem-se um modelo para compreensão da que adote uma perspectiva processual considerando a articulação das características individuais, aspectos institucionais e o contexto social econômico e cultural que orientam o momento de ingresso do jovem no mercado de trabalho. Por fim, apresenta-se uma agenda de pesquisa para estudos sobre o tema.

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Publié-e

2012-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers