Gestão por competências: a realidade vivenciada por empresas de consultoria em recursos humanos de Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11100Abstract
Este estudo aborda a gestão por competências como um serviço prestado por consultorias de recursos humanos da Grande Florianópolis, tema que está presente na pauta de discussão de assuntos gerenciais contemporâneos. Este novo formato de gestão surgiu em decorrência das exigências de crescimento, competitividade e qualidade dos mercados globalizados. Acredita-se que estudar as formas pelas quais a gestão por competências vem se tornando parte das empresas atualmente traz uma visão de como a relação colaborador-empresa é dependente entre si. Para tanto se empreendeu o presente estudo com o objetivo de analisar o processo de implantação da gestão por competências por empresas de consultoria em recursos humanos da Grande Florianópolis/SC. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram agrupados em quatro grandes blocos de estudo: a gestão por competências nos projetos desenvolvidos pela consultoria; motivos que levam as organizações a buscarem a gestão por competências; aspectos facilitadores e dificultadores da implantação da gestão por competências e perfil dos gestores antes e após a implantação da gestão por competências. Verificou-se que a adoção da gestão por competências parte muito mais de um esforço das próprias consultorias em implantar este serviço junto às empresas clientes do que propriamente do conhecimento e solicitação deste tipo de serviço por parte dos gestores.
Palavras-chave: Gestão por competência. Consultoria. Recursos Humanos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.