Gestão por competências: a realidade vivenciada por empresas de consultoria em recursos humanos de Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11100Abstract
Este estudo aborda a gestão por competências como um serviço prestado por consultorias de recursos humanos da Grande Florianópolis, tema que está presente na pauta de discussão de assuntos gerenciais contemporâneos. Este novo formato de gestão surgiu em decorrência das exigências de crescimento, competitividade e qualidade dos mercados globalizados. Acredita-se que estudar as formas pelas quais a gestão por competências vem se tornando parte das empresas atualmente traz uma visão de como a relação colaborador-empresa é dependente entre si. Para tanto se empreendeu o presente estudo com o objetivo de analisar o processo de implantação da gestão por competências por empresas de consultoria em recursos humanos da Grande Florianópolis/SC. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, tendo a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram agrupados em quatro grandes blocos de estudo: a gestão por competências nos projetos desenvolvidos pela consultoria; motivos que levam as organizações a buscarem a gestão por competências; aspectos facilitadores e dificultadores da implantação da gestão por competências e perfil dos gestores antes e após a implantação da gestão por competências. Verificou-se que a adoção da gestão por competências parte muito mais de um esforço das próprias consultorias em implantar este serviço junto às empresas clientes do que propriamente do conhecimento e solicitação deste tipo de serviço por parte dos gestores.
Palavras-chave: Gestão por competência. Consultoria. Recursos Humanos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.