Cultura e valores organizacionais em uma universidade federal brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i3.11102Abstract
Propõem-se dois objetivos: 1) apresentar as características culturais de três órgãos de um segmento de uma instituição pública, através de seus valores e orientações de cultura; 2) verificar se há diferenças entre os valores e as orientações culturais dos órgãos. O ambiente de pesquisa são os órgãos subordinados à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal de Viçosa, em razão da importância das instituições de ensino no desenvolvimento social e econômico do País. Como pesquisa aplicada apresenta os valores e as orientações culturais de uma instituição pública, através da adaptação do Modelo de Análise Cultural Integrado, desenvolvido por Cercal (2001), Nelson e Loureiro (1996) e Trompenaars (1994). Verificou-se que há diferenças evidentes no relacionamento, no tempo e na forma de lidar com o ambiente. Concluiu-se que essas diferenças têm por base os valores praticados por seus integrantes, bem como às próprias características de cada órgão.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.