Biscoitos Olinda
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11143Abstract
O caso foi desenvolvido para o ensino dos conceitos de segmentação de mercado e posicionamento de marcas, tendo sido utilizado com sucesso em disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu e strito sensu). Para acelerar sua penetração no mercado nordestino de biscoitos, Biscoitos Nacionais, marca de abrangência nacional, decidiu adquirir a marca Olinda, tradicional na região. Apresenta-se uma situação em que o gerente de marketing precisa decidir entre investir na marca Olinda (que, embora nos últimos anos tenha perdido mercado por falta de investimentos,mas ainda ostenta significativa parcela na região), posicionando-a para atingir segmentos específicos; ou investir na marca Biscoitos Nacionais, que, muito expressiva no sudeste e sul do País, era pouco conhecida no Nordeste. Resultados de pesquisas de segmentação, mapas de similaridade e de imagem de marcas, são oferecidos para fundamentar análises e decisão. Sugerem-se perguntas a serem propostas no encaminhamento do raciocínio O caso permite aprofundar o conceito e o emprego da segmentação de mercado, despertando nos alunos grande interesse.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-30
Issue
Section
Produto Tecnológico Educacional
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.