Biscoitos Olinda
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i3.11143Abstract
O caso foi desenvolvido para o ensino dos conceitos de segmentação de mercado e posicionamento de marcas, tendo sido utilizado com sucesso em disciplinas de cursos de graduação e de pós-graduação (lato sensu e strito sensu). Para acelerar sua penetração no mercado nordestino de biscoitos, Biscoitos Nacionais, marca de abrangência nacional, decidiu adquirir a marca Olinda, tradicional na região. Apresenta-se uma situação em que o gerente de marketing precisa decidir entre investir na marca Olinda (que, embora nos últimos anos tenha perdido mercado por falta de investimentos,mas ainda ostenta significativa parcela na região), posicionando-a para atingir segmentos específicos; ou investir na marca Biscoitos Nacionais, que, muito expressiva no sudeste e sul do País, era pouco conhecida no Nordeste. Resultados de pesquisas de segmentação, mapas de similaridade e de imagem de marcas, são oferecidos para fundamentar análises e decisão. Sugerem-se perguntas a serem propostas no encaminhamento do raciocínio O caso permite aprofundar o conceito e o emprego da segmentação de mercado, despertando nos alunos grande interesse.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.