Demanda por futebol no Brasil e na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11215Abstract
A indústria do futebol compreende uma gama de setores, visando adquirir insumos, transformá-los em produtos e distribuí-los. Considerando a cadeia produtiva do futebol, este estudo busca identificar fatores determinantes da demanda por jogos no Brasil e Inglaterra. Foram utilizados dados secundários a partir do IBGE, do Office for National Statistics (ONS), da CBF, Puri Consultoria, da BBC Sports Survey e do site Worldfootball. A pesquisa faz uma análise a partir dos 380 jogos ocorridos na temporada de 2013, tanto no Brasil quanto na Inglaterra. Para estimação da equação de demanda, usou-se o método de Mínimo Quadrado de Dois Estágios. O modelo teve como variável dependente o público pagante nos estádios. Os resultados evidenciaram que fatores econômicos e estruturais e qualidade da partida mostraram-se significantes para explicar a demanda no Brasil e Inglaterra. Destaca-se ainda que clubes ingleses são mais eficientes no que diz respeito a formar preços.
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