Demanda por futebol no Brasil e na Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11215Resumen
A indústria do futebol compreende uma gama de setores, visando adquirir insumos, transformá-los em produtos e distribuí-los. Considerando a cadeia produtiva do futebol, este estudo busca identificar fatores determinantes da demanda por jogos no Brasil e Inglaterra. Foram utilizados dados secundários a partir do IBGE, do Office for National Statistics (ONS), da CBF, Puri Consultoria, da BBC Sports Survey e do site Worldfootball. A pesquisa faz uma análise a partir dos 380 jogos ocorridos na temporada de 2013, tanto no Brasil quanto na Inglaterra. Para estimação da equação de demanda, usou-se o método de Mínimo Quadrado de Dois Estágios. O modelo teve como variável dependente o público pagante nos estádios. Os resultados evidenciaram que fatores econômicos e estruturais e qualidade da partida mostraram-se significantes para explicar a demanda no Brasil e Inglaterra. Destaca-se ainda que clubes ingleses são mais eficientes no que diz respeito a formar preços.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.