Gestão de orçamento nas compras de supermercado da nova classe média

Authors

  • Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Paulo Cesar de Mendonça Motta Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11239

Abstract

A última década presenciou um aumento significativo do poder de compras das classes de rendas mais baixas do Brasil. Esses consumidores, que durante muito tempo permaneceram negligenciados, passaram a ter relevância crescente para os pesquisadores e profissionais de marketing. Os estudos realizados na última década no Brasil mostram que esses consumidores estão dispostos a pagar um prêmio por marcas que satisfaçam seus anseios de inclusão social e diferenciação junto a seus pares. O orçamento familiar limitado, porém, os obriga a fazer um verdadeiro malabarismo para otimizar os recursos da família. A presença desses dois vetores em sentidos opostos sugere que o processo decisório desses consumidores assume contornos específicos e complexos. O presente estudo, de caráter exploratório, buscou identificar as táticas utilizadas por consumidores emergentes, da chamada “nova classe média”, na busca de um equilíbrio entre suas aspirações por marcas de valor e as restrições impostos por seus orçamentos limitados. Por meio de entrevistas em profundidade com dezesseis consumidores, identificou-se que as principais táticas de gestão do orçamento familiar são: (1) frequência de gastos com compras, (2) seleção meticulosa de loja, (3) controle de gastos durante a compra, (4) busca de informações, e (5) alternância de marcas e uso situacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Murilo Carrazedo Marques da Costa Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Paulo Cesar de Mendonça Motta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração - University of Kansas. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Published

2015-12-30

Issue

Section

Artigos/Papers