Representações sociais de relações de trabalho: um estudo com trabalhadores primarizados
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v10i1.11246Abstract
Em face de efeitos negativos da terceirização, o processo inverso, a primarização, tem sido adotado por um número crescente de organizações. Nesse artigo, o objetivo é identificar as representações sociais das relações de trabalho de trabalhadores que se encontram em contexto de pós-primarização. A partir de entrevistas realizadas com profissionais que foram terceirizados e hoje são primarizados, evidenciou-se que, após a primarização, os entrevistados passaram a se sentir mais valorizados e reconhecidos, com elevação da autoestima e engajamento no trabalho. Conclui-se que o processo de primarização pode proporcionar melhorias impactantes tanto para as relações de trabalho quanto para a organização como um todo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.