Influenciadores da Percepção de Eficácia do Boicote e Intenção de Boicotar

Authors

  • Breno de Paula Andrade Cruz UFRRJ
  • Delane Botelho Fundação Getulio Vargas Eaesp Departamento de Marketing

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11283

Abstract

Este artigo investiga, por meio de um experimento, o efeito das variáveis Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Gênero e Tipo de Bem na Percepção de Eficácia do Boicote (PEB) e Intenção de Boicotar (IB). Os resultados evidenciam que quanto menor a percepção de RSC do consumidor em relação a uma empresa, maior é a sua PEB e IB - ou seja, respectivamente, o consumidor percebe individualmente que o seu boicote é uma ação importante para que a empresa mude seu comportamento; e ele tem intenção de boicotar quando a empresa parece não ter uma orientação para RSC. Embora estudos evidenciem que mulheres estejam mais propensas a boicotar que homens, não houve aqui diferença de gênero em relação a PEB e IB nesta amostra. E o fato do produto analisado ser um produto de luxo não identificou-se menor PEB desse produto quando comparado a bens essenciais. Entretanto, verificou-se que a intenção de boicotar (IB) é maior para um bem essencial quando comparado a um bem de luxo. Ou seja, as características de um bem de luxo podem levar o consumidor a um conflito interno em relação ao boicote pelo fato do bem de luxo apresentar características peculiares que os tornam singulares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRRJ

Professor Adjunto da UFRRJ. Doutor em Administração (Eaesp-FGV); Mestre em Administração Pública (Ebape-FGV) e Administrador pela Ufla. Líder do grupo de pesquisa Consumo e Redes Sociais Virtuais.

Delane Botelho, Fundação Getulio Vargas Eaesp Departamento de Marketing

Professsor Adjunto da Eaesp (FGV). Chefe do Departamento de Marketing da Eaesp. Graduado em Engenharia Agronômica (UFLA), Mestre e Doutor em Administração pela Eaesp-FGV.

Published

2016-12-23

Issue

Section

Artigos/Papers