Empoderamento no programa “mulheres sim” do IFSC
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i3.12606Abstract
Este estudo se propôs a analisar o Programa Mulheres Sim desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, como prática de empoderamento. Partiu-se do constructo de empoderamento cunhado por Paulo Freire (1969), como um movimento que tem o propósito de desenvolver a consciência do ser humano de modo a promover a liberdade e o poder de participação na sociedade e, representa uma complexidade de componentes da vida das pessoas do mundo contemporâneo. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa e, quanto ao objetivo, como descritiva e exploratória. Os dados foram coletados através de pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada e, foi desenvolvida uma análise de conteúdo. O Programa elevou a autoestima, o reconhecimento, a valorização das potencialidades das mulheres, enquanto sujeitos de direitos, liberdade, autonomia, mudanças, de uma postura mais crítica e ativa diante do mundo. Foi um processo de verdadeiro empoderamento.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.