Empresarização da saúde pública: o caso da EBSERH
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v12i4.27119Abstract
Tomando como objeto empírico a constituição e implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o objetivo deste texto é analisar como a ideia de empresarização, isto é, como a generalização da forma empresa se expressa nesse processo. Para tanto, realizou-se uma análise documental, tendo como corpus de análise um conjunto de documentos oficiais que estruturaram o processo de constituição e implementação da EBSERH. Dentre os principais achados ressalta-se o papel dos órgãos de controle e fiscalização, especialmente o TCU, que após a identificação de problemas na gestão dos hospitais universitários federais, passou a preconizar soluções empresarias. Dentro desse modelo, termos como “metas”, “indicadores”, “responsabilidade por resultados”, “parâmetros de produtividade”, “benchmarking” surgem como balizadores para o que seria concebido como “boas práticas” que deveriam ser inseridas na gestão pública.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.