Influência das políticas públicas na aprendizagem e na evolução tecnológica de spin-offs acadêmicas no estado do Ceará

Autores

  • Naiderson Ferreira de Lucena PPGA/UECE
  • Samuel Façanha Câmara PPGA/UECE
  • Brenno Buarque Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará
  • Rafaela Cajado Magalhães PPGA/UECE

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i1.53004

Resumo

Esta pesquisa buscou estudar como as relações coevolutivas entre políticas públicas e aprendizagem tecnológica influenciam na maturidade tecnológica das tecnologias core de spin-offs acadêmicas em potencial. Para alcançar este objetivo, a pesquisa apoia-se na literatura acerca de spin-offs acadêmicas, coevolução, aprendizagem, políticas públicas e maturidade tecnológica para construção da base conceitual. Em paralelo, a pesquisa vale-se de um desenho qualitativo baseado na coleta de dados por meio de campo com entrevistas, questionários, observações, visitas técnicas e análises documentais. Esse desenho de pesquisa foi operacionalizado a partir de estudos de casos múltiplos em spin-offs acadêmicas em potencial no Estado do Ceará. Os resultados gerados aqui trouxeram contribuições teóricas no sentido de demonstrar as relações existentes entre aprendizagem tecnológica, políticas públicas e maturidade tecnológica de spin-offs acadêmicas, bem como funcionou como apontamento gerencial para desenvolvedores de políticas públicas e gestores de spin-offs acadêmicas em potencial.

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Biografia do Autor

Naiderson Ferreira de Lucena, PPGA/UECE

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Samuel Façanha Câmara, PPGA/UECE

Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará.

Rafaela Cajado Magalhães, PPGA/UECE

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Artigos/Papers