Educação e suporte institucional no desenvolvimento da orientação empreendedora individual

A visão de estudantes de graduação em administração

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v18i1.59463

Abstract

The general objective of this article is to analyze the contributions of entrepreneurial education (EE) and institutional support (IS) in the development of individual entrepreneurial orientation (IEO). Data were collected via a questionnaire from 222 students of undergraduate Business Administration, bachelor’s degree courses, in three Public Higher Education Institutions in Greater Florianópolis, State of Santa Catarina, Brazil. The findings demonstrated that the EE and the IS contribute to the development of the IEO of the students surveyed in terms of innovation, proactivity and propensity to risk, reinforcing the findings of research already carried out and the identification of incremental spaces.

 

Keywords: Entrepreneurial Education. Institutional support. Individual entrepreneurial guidance. Administration Courses.

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Author Biography

Nério Amboni, UDESC/ESAG

Nério Amboni é graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - Departamento de Administração Empresarial UDESC/ESAG/DAE. Atua nos cursos de graduação em Administração Empresarial, especialização, no mestrado profissional e acadêmico e no doutorado em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional. Leciona e desenvolve trabalhos e pesquisas nos temas: administração, teoria geral da administração e das organizações, administração estratégica, planejamento estratégico, estratégias empresariais, gestão de empresas, modelos de gestão e de organização, tomada de decisão, aprendizagem organizacional, processos de mudança e avaliação, pesquisa aplicada e de avaliação e análise setorial. É autor de várias obras: Projeto pedagógico para cursos de administração. São Paulo: Makron Books, 2002; Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Administração: como entendê-las e aplicá-las na elaboração e revisão do projeto pedagógico. Brasília: CFA, 2003; Gestão de Cursos de Administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Pearson Education, 2004; Teorias da Administração: os desafios do professor frente às Novas Diretrizes Curriculares. São Paulo: M. Books, 2006; Caderno do Professor de TGA: questões para revisão, exercícios de aplicação e estudos de caso. São Paulo: Mbooks, 2007. Gestão Empresarial: casos e resenhas (Coordenador). Florianópolis: Conceito Editorial, 2008. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009. Estratégias de Gestão - processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. O professor e o ensino das teorias da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. Fundamentos de Administração para Cursos de Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. Teorias da Administração, Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. É consultor de empresas públicas e privadas na área de Planejamento Estratégico, Organização e Estruturação Organizacional, Processos de Aprendizagem, Mudança Organizacional e Gestão por Processos e, em Educação no desenvolvimento, análise, implantação e acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos. Recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito em Administração 2005: Categoria Profissional pelo Conselho Federal de Administração/CFA.

Published

2024-01-26

Issue

Section

Artigos/Papers