Educação para o empreendedorismo
Introdução para renovar a pesquisa acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v18iEdicao-Especial.62819Abstract
A educação para o empreendedorismo desempenha um papel expressivo no desenvolvimento de uma sociedade que busca formar cidadãos proativos e criativos para resolver problemas de toda ordem. Trata-se de um campo de pesquisa em desenvolvimento que ajuda a repensar pedagogias e currículos de vários âmbitos, incluindo escolas e universidades. Apesar do crescimento das pesquisas e de sua relevância, ainda carecemos de conhecimentos sobre inovações pedagógicas e teóricas. Que teorias se destacam no campo da educação para o empreendedorismo? Como os contextos educacionais podem se enriquecer com as pesquisas existentes? Quais são as inovações pedagógicas que poderiam renovar a educação para o empreendedorismo nas universidades? Como elas são difundidas e desenvolvidas com relação aos componentes curriculares de empreendedorismo? Neste artigo sistematizamos e discutimos caminhos de renovação da pesquisa acadêmica em educação para o empreendedorismo por meio de três eixos: teorização, contextos institucionais e inovações educacionais. Essa sistematização e discussão tem o papel de estabelecer uma introdução e contextualização para os artigos do número temático “Educação para o Empreendedorismo”.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.