Mães exaustas, pais nem tanto
Dispositivo materno e a crise da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v17i4.59549Resumen
Los momentos de crisis, como el COVID-19, ponen de manifiesto las desigualdades e implican retrocesos para las mujeres. Para analizar estos efectos, problematizamos el dispositif materno como aspecto identitario que afecta la vida profesional de las mujeres. Por medio de la historia oral temática, hemos escuchado a 11 hombres y mujeres. Los resultados indican que la pandemia ha afectado de forma diferente a sus rutinas laborales. Sin embargo, sólo la desigualdad de género y la división sexual del trabajo no pueden explicar este impacto. La maternidad es una característica identitaria, que se articula con el género para estructurar subordinaciones y perpetuar el desempoderamiento.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.