ANÁLISE DO RELACIONAMENTO DE FRANQUEADOS COM SEUS FRANQUEADORES DO SETOR DE SERVIÇOS

Auteurs

  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Patricia Alves Mueller Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i3.11003

Résumé

Esta pesquisa definiu como objetivo analisar as percepções de franqueados do segmento de serviços, quanto aos relacionamentos com seus franqueadores, no município de Florianópolis. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo e qualitativo. A pesquisa apontou que os franqueados entrevistados possuem um bom relacionamento com seus franqueados e destacam a ética, o bom atendimento e suporte como aspectos positivos. Contudo, os franqueados pesquisados também levantam elementos  que deixam a desejar em suas franquias, como a exclusividade territorial e o valor das taxas cobradas. A participação dos franqueados nas decisões estratégicas da franquia foi mencionada tanto como aspecto positivo por parte de algumas franquias, quanto negativo, por parte de outras.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atuou como professor na UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, no Curso de Administração, área de Marketing, até sua aposentadoria, como professor adjunto IV. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-ESAG, na área de Marketing.Líder do GEPEM-Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing-ESAG/UDESC.Professora do Mestrado Profissional em Administração da UDESC e Graduação em Administração Empresarial.Membro fundador da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio Econômicas-FEPESE/UFSC.Membro fundador da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil-SC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, administração, pesquisa de marketing,marketing de serviços, atendimento e vendas.

Patricia Alves Mueller, Universidade do Estado de Santa Catarina

Aluna de Graduação em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí e graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Gerenciamento de projetos pela FGV-SC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como consultor de turismo e hotelaria. Possui publicações em revistas internacionais sobre a temática e dois capítulos de livro. Professor titular do Instituto Federal de Santa Catarina e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Marketing GEPEM da UDESC. Áreas de pesquisa: Marketing Integrado, Marketing Turístico, Administração de Serviços, Gestão da Hospitalidade.

##submission.downloads##

Publiée

2011-12-14

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers