SATISFAÇÃO NO TRABALHO DOS GESTORES ESCOLARES

Autori

  • Vera Regina Ramos Pinto Universidade Federal Fluminense
  • Sandra R. H. Mariano Departamento de Empreendedorismo e Gestão Programa de Pós-Graduação em Gestão E Empreendedorismo (PPGE) Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v5i2.11000

Abstract

Este artigo apresenta a percepção de um grupo de gestores escolares sobre sua satisfação no trabalho. Foi realizada uma survey e selecionada uma amostra não probabilística composta por 105 gestores de escolas da Rede SESI/SENAI nacional e 46 gestores de escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro. Conclui-se que as variáveis que contribuem para o alto nível de satisfação com o trabalho percebido na Rede SESI/SENAI são: conhecimento do que fazer para atingir os objetivos da instituição; os impactos causados pelo trabalho do gestor na obtenção destes objetivos; e o prazer que o trabalho proporciona. Na Rede Pública, além do conhecimento dos impactos causados pelo trabalho no alcance dos objetivos da organização, observou-se também que o orgulho de trabalhar nas melhores escolas; o clima de camaradagem e o trabalho e equipe contribuem para aumentar os níveis de satisfação.

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Biografia autore

Sandra R. H. Mariano, Departamento de Empreendedorismo e Gestão Programa de Pós-Graduação em Gestão E Empreendedorismo (PPGE) Universidade Federal Fluminense

Mestre e Doutora em Engenharia de Sistemass e Computação, COPPE/UFRJ. Professora Associada e pesquisa na empreededorismo e inovação da Universidade Federal Fluminense.

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Pubblicato

2011-08-29

Fascicolo

Sezione

Artigos/Papers