Metodologias intervencionistas: contribuição teórico-metodológica vigotskyanas para aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v8i1.11159Abstract
Esta revisão teórica introduz o conceito e os princípios das Metodologias Intervencionistas e apresenta três propostas metodológicas de pesquisa para a Aprendizagem Organizacional no Brasil. As propostas são: Clínica da Atividade, Quinta Dimensão e Laboratório de Mudança, herdeiras dos pressupostos vigotyskianos da Teoria da Mediação Cultural e a Estimulação Dupla. Sob o eixo teórico intervencionista, analisou-se a harmonia de três propostas com esses princípios, oferecendo subsídios dessas potenciais abordagens teórico-metológicas para o estudo da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, de forma que possam inspirar outras análises do fenômeno, ofereçam subsídios para expandir o conceito e preencham a lacuna metodológica explicitada pelos autores da Aprendizagem Organizacional, provocando novas discussões metodológicas para as pesquisas nos Estudos Organizacionais. As propostas possuem em seu escopo uma composição teórico-metodológica capaz de pensar a organização como um fenômeno histórico, complexo, concreto, em movimento e dialético, rompendo-se, assim, com leituras formais, prescritivas e abstratas das organizações.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.