The economic impact of Brazil’s cultural incentive policy

Autores

  • Luiz Gustavo Medeiros Barbosa Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas-EBAPE-FGV
  • Saulo Barroso Rocha Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Ique Lavatori Barbosa Guimarães FGV Projetos - FGV

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v16i1.52479

Resumo

Este estudo busca medir o impacto econômico da Política de Incentivo à Cultura do Brasil. Para atingir o nosso objetivo, este estudo utiliza a metodologia da matriz de insumo-produto para os incentivos oferecidos aos projetos em 2017, que é o dado mais recente disponível. Um total de 1.258.740 registros foram extraídos para esta análise. Foram analisadas as seguintes cadeias produtivas dos setores culturais: artes cênicas, artes visuais, audiovisuais, humanidades, música e patrimônio cultural. Como resultado, um impacto econômico total de 198 milhões de dólares foi registrado para projetos em 2017. Os resultados indicam como esse investimento fomenta o empreendedorismo cultural e suas cadeias de abastecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas-EBAPE-FGV

Ph.D. pela University of Nottingham, UK. Mestre em Gestão Empresarial - EBAPE-FGV; Mestre em Planejamento e Gestão - Bournemouth University, UK; Bacharel em Economia - Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Escola Brasileira de Administração Publica e de Empresas - EBAPE-FGV . Gerente Executivo da FGV. Liderou diversos projetos no setor público e privado.

Saulo Barroso Rocha, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

http://lattes.cnpq.br/1010030008316258

Ique Lavatori Barbosa Guimarães, FGV Projetos - FGV

Possui graduação em Ciência Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (2014). Mestre em Administração (Gestão Empresarial) pela Fundação Getulio Vargas (2016). Atualmente é consultor de projetos da Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Economia e Projetos, com ênfase em estudos de análise de impacto econômico em diversos setores.

Downloads

Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Artigos/Papers