Diversidade e gênero no contexto organizacional: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i3.11225Resumo
Resumo: Este artigo explora o acervo dos periódicos da Associação Nacional de Pós Graduação em Administração (ANPAD), especificamente no evento Encontro Nacional de Estudos Organizações (EnEO), relacionados com o tema gênero e diversidade, por meio do uso de técnicas bibliométricas. O presente estudo tem como objetivo fundamental aprofundar-se nas temáticas: gênero e diversidade, através de análises das principais características das publicações sobre este tema. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, quanto a abordagem quantitativa e quanto aos procedimentos revisão bibliográfica. Os resultados encontrados demostraram a diversidade de estudos recentes que tratam dos temas em questão. Percebe-se que os estudos relacionados às pessoas nas organizações, como diversidade, gênero, entre outros, em comparação com as práticas organizacionais, demonstram que os estudos ainda não passam de ilusão e sentimentalismo, sendo que a realidade organizacional é bem diferente, a visão capitalista prevalece. Ainda bem que esta realidade empresarial lentamente está mudando, compreendendo que a diversidade na organização é algo que contribui para o crescimento e desenvolvimento das mesmas. Através desta diferenciação, com visões e entendimentos diferenciados, as organizações podem conseguir atingir melhor seus objetivos organizacionais na ótica de produção, do que em um ambiente homogêneo. E independente de conseguirem vantagens competitivas, compreender a diversidade organizacional é algo primordial, pois as empresas vivem em um ambiente de diversidades.
Palavras-Chave: Sexualidade; Raça; Discriminação.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.